Se, enquanto particular, tem a oportunidade de colocar uma estação de carregamento na sua propriedade ou garagem, então é sempre possível. Se não tem essa opção o ponto de carregamento deverá ser colocado num local público. Para locais públicos, é necessária a licença do município. Essa licença será concedida com base nas regras da política aplicável em cada município. Pode solicitar uma licença na câmara municipal para ter um ponto de recarga num estacionamento público.
Ao receber uma licença para instalação de um ponto de carregamento num espaço público, na verdade o seu município tomou uma decisão relacionada com o tráfego do local. Isto significa que o município terá de ceder um espaço de estacionamento público sinalizado para o efeito. Com este sinal o munícipio que o lugar de estacionamento em questão será apenas destinado a veículos elétricos ou híbridos. Qualquer pessoa com um veículo elétrico ou híbrido poderá utilizar o lugar de estacionamento sendo que não será possível pedir um lugar destinado a uma matrícula em especifíco.
Existem carregadores elétricos de diferentes formatos e tamanhos, mas que tipo de estação de carregamento devo escolher para carregar de forma rápida e eficiente? O primeiro passo é determinar se pretendem um carregador com ou sem cabo de ligação fixo. Se, por exemplo, já têm um cabo de carregamento deve escolher um carregador sem cabo fixo.
Depois é preciso determinar qual a potência de carregamento desejada e se o carregador deve ter apenas uma ou duas conexões ou mesmo se é pretendido algum tipo de funcionalidade extra. Precisa de ajuda para encontrar o carregador adequado para a sua aplicação? Contacte-nos e teremos todo o gosto em ajudá-lo com a melhor opção.
Em princípio não há riscos nenhuns em ter um carregador elétrico em casa. Há, contudo, um número importante de pontos que devem ser tidos em conta. O principal foco deve ser a instalação. Garanta sempre que a instalação do seu carregador elétrico é feita por instaladores certificados e autorizados, para ter a certeza que a conexão entre a sua wallbox e cablagem é feita de forma profissional. A Mdobility dá sempre 2 anos de garantia sobre a instalação e os carregadores que fornecemos garantem todas as condições de segurança e qualidade de acordo com as leis e regulamentos europeus. Está ainda disponível ligação terra ou deteção de falha de corrente. Um carregador elétrico na maior parte dos casos é mais seguro que uma simples tomada elétrica. Por exemplo, o carregador elétrico apenas carregará se corretamente ligado a um veículo.
A duração do carregamento depende de vários factores. Primeiro, da capacidade do próprio veículo. De forma a não sobrecarregar a bateria do carro, o fabricante atribui uma potência de carregamento máxima. Segundo, da potência de carregamento do próprio carregador. Quanto mais elevada a potência, mais rápido será o carregamento. Quer saber exatamente quanto tempo demorará a carregar o seu carro? Não hesite em nos contactar.
O custo do carregamento do seu carro depende do preço de aquisição da eletricidade. Este custo pode diferir de situação para situação e consoante a aplicação. Os custos de abastecimento público também diferem.
Sim, em princípio pode carregar o seu veículo elétrico ou híbrido em qualquer estação de carregamento. Na Europa todos os fabricantes trabalham com cabo de conexão Tipo 2 de acordo com o standard IEC. Conquanto que a estação de carregamento não tenha cabo fixo Tipo 1, pode carregar em qualquer carregador. E se o seu veículo tiver uma comexão Tipo 1? Não tem problema. Se tiver um cabo com conversor de Tipo 1 para Tipo 2, pode carregar de forma segura em qualquer estação de carregamento.
DC (carregamento rápido) – Num carregamento DC, a estação de carregamento converte a corrente alternada (AC) para DC. Esta é uma instalação mais cara que requer considerável potência da rede (aprox. 125A). Num carregamento DC, o conversor interno do carro não é utilizado. A bateria do veículo é sempre de corrente directa (DC), logo o carregamento é feito diretamente para a bateria.
AC (carregamento regular) – Na Europa utilizamos corrente alternada (AC) para quase todo o tipo de conexões e temos redes trifásicas. E esta é uma forma ótima de carregar veículos elétricos. Na maior parte das localizações usa-se 32A (22kW) e, por vezes, até 63A (43kW) para carregamento de veículos elétricos. A bateria de 20kW (média) do seu carro carrega 80% em cerca de 25 minutos.
Monofásico – Um carregador monofásico de 3.7kW utiliza uma conexão standard de 230V e uma potência média de 16A. A potência máxima de carregamento é de 3.7 kW.
Trifásico – Um carregador elétrico trifásico utiliza 3x230V (potência corrente) e tem uma potência standard de 16A. A potência máxima de carregamento é de 11kW.
Se não tem uma conexão trifásica pode, na maior parte dos casos, requisitar uma extensão ao seu operador. Os custos desta alteração são limitados.
A Gestão Dinâmica de Potência ou Carregamento Inteligente possibilita a distribuição automática da potência disponível por toda a rede de estações de carregamento. Ideal para redes de múltiplas estações de carregamento ou para redes com expansão futura.
Pode optar pelo fornecimento e instalação do carregador com a Mdobility. A instalação será sempre levada a cabo por um instalador certificado de acordo com as normas europeias. Desta forma será garantida uma instalação correcta e segura. Os custos diferem de situação para situação. Para garantir o melhor preço possível para o cliente trabalhamos sempre com base numa instalação customizada. Isto significa que o nosso técnico fará sempre uma visita prévia para levantamento das necessidades. Ser-lhe-á depois apresentada uma cotação com base na informação recolhida. Só depois da aprovação da proposta comercial é que voltaremos ao contacto para agendamento da instalaçã